Instalação
 
Empraba Gado de Leite

A Embrapa Gado de Leite é uma das 40 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Foi criada em 1976 e está sediada em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. Conduz suas atividades também em outras bases físicas como o Campo Experimental de Coronel Pacheco (Coronel Pacheco - MG) e o Campo Experimental Santa Mônica (Valença - RJ) ou em parceria com as organizações estaduais de pesquisa, universidades e empresas privadas.

Para atender com mais eficiência todo o território nacional, a Embrapa Gado de Leite expandiu a sua área de atuação com a criação de Núcleos Regionais de Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro. Os Núcleos estão instalados em algumas das principais bacias leiteiras do País. No início de 2000 entrou em funcionamento o Núcleo Centro-Oeste, em Goiânia – GO. Em 2001, foram instalados os Núcleos Nordeste (Aracaju-SE) e Sul ( com pólos em Londrina – PR e Pelotas - RS). Dessa forma, a empresa leva sua pesquisa, tecnologias e conhecimentos para as regiões estratégicas de produção de leite no País.

A Embrapa Gado de Leite tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do leite, com ênfase no segmento da produção, por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício da sociedade. A Unidade é gerenciada por uma Chefia Geral e três chefias adjuntas: Pesquisa e Desenvolvimento, Comunicação e Negócios e Administração. Suas instalações permitem moderna estrutura de laboratórios, comunicação e informação. A área total da sede é de 38.8 mil m2, dos quais 8 mil m2 de construção e o restante de urbanização.

O prédio destinado aos laboratórios possui área total de 3.353 m2, concentrando equipamentos de última geração. Os modernos aparelhos possibilitam o uso das técnicas mais sofisticadas nas pesquisas de acarologia,  microbiologia do leite, análises de alimentos, microbiologia do rúmen, imunologia, microbiologia do solo,  fisiologia da digestão, qualidade do leite, fisiologia vegetal, reprodução animal, genética e cultura de tecidos, teste e desenvolvimento de produtos e biologia molecular.

A edificação destinada às áreas de comunicação e informação tem 3.353 m2. Em suas instalações estão um auditório com capacidade para 120 pessoas, uma das maiores bibliotecas especializadas em bovinocultura leiteira do mundo, uma agência bancária, recursos de informática, atendimento a visitantes e salas para pesquisadores, técnicos e administradores. Os demais prédios abrigam a garagem e o almoxarifado (455 m2 ), um biotério, de 104 m2, um apoio às casas de vegetação de 260 m2, uma sub-estação elétrica, de 53 m2 e um castelo d'água, com capacidade para 150 mil litros.

Nos últimos anos, a empresa esteve à frente de um ambicioso projeto que identificou os principais gargalos que impediam o pleno desenvolvimento do setor.  O Projeto Plataforma, coordenado pela instituição, obteve o apoio de órgãos públicos e privados, identificando as principais demandas das regiões. Com base neste estudo e por meio de ações conjuntas estão sendo levadas novas tecnologias aos produtores de todo o Brasil. Para isto, a palavra de ordem é parceria. Nos últimos dois anos, foram firmados convênios com diversas instituições. A Empresa quer integrar as instituições voltadas para o agronegócio do leite para que, juntas, possam melhorar ainda mais a bovinocultura de leite nacional.

O treinamento de multiplicadores é outro trabalho importante. Para isto, a Embrapa Gado de Leite conta com o Núcleo de Treinamento em Bovinocultura Leiteira Tropical (Nutre), situado no Campo experimental de Coronel Pacheco. O Nutre realiza cursos para profissionais da assistência técnica pública e privada, extensionistas, professores, estudantes e produtores do País e exterior. Por ano, são abordados 25 temas ligados à bovinocultura de leite, discutidos em 1.100 horas de cursos/ano. Em média, 1.300 pessoas/ano participam dos cursos oferecidos todos os anos Os pesquisadores do Centro também orientam ou co-orientam estudantes na elaboração de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Anualmente, cerca de 90 bolsistas e estagiários vinculados às mais importantes universidades do País realizam trabalhos na Embrapa Gado de Leite, ampliando a capacidade de uso da infra-estrutura da Empresa e aumentando a sua capacidade de geração de tecnologias e conhecimentos.

Maiores Informações

Rua Eugênio do Nascimento, 610 - Dom Bosco
36038-330 - Juiz de Fora - MG
Tel.: (32) 3249-4717
sac@cnpgl.embrapa.br
http://www.cnpgl.embrapa.br/

 
Instituições Proponentes e suas Equipes Executoras:
 A Rede   |  Objetivos Estratégicos   |  Interação   |  Interface   |  Princípios   |  Gestão   |  Linhas   |  Objetivos Gerais   |  Instalação   |  Página Inicial